Pular para o conteúdo principal

Cerveja italiana feita com “ar”







Esta é uma parceria de três jovens empreendedores italianos para fabricar uma cerveja artesanal, de esquerda à direita: Matteo Minelli, da cervejaria umbra Flea; Martina Lucatelli da rede de restaurantes ecofriendly Gesto; o irmão dela Alessio da Veragon Ltd.  Sans Papiers-Biere del´Air é uma cerveja ecológica clara brilhante, não filtrada, não pasteurizada, de alta fermentação e ainda refermentada na garrafa. 





Conforme Alessio Lucatelli, o ingrediente principal para fabricar uma cerveja  é a água, mas o acesso a água de qualidade é um problema no mundo atual. Então desenhamos uma máquina capaz de condensar o ar quente produzindo 1.200 litros de água por dia; uma idéia simples não empregada até agora. Este é um sistema patenteado da Veragon de Perugia, a máquina é alimentada por energia solar. A água logo é depurada e mineralizada; a cevada e o trigo utilizados provêm de cultivos próprios, submetidos a processos inteiramente artesanais. Conforme Martina Lucatelli, somos os primeiros no mundo em produzir uma cerveja 100% sustentável, é o primeiro passo para oferecer produtos respeitosos do médio ambiente no qual moramos. Comentário: isso se chama de Responsabilidade Social Empresarial. 


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Poço Canadense (2)

Este é um vídeo francês sobre o poço canadense.

MURO TROMBE 3

Basicamente o muro Trombe é um sistema composto por um muro exterior, uma câmara de ar e logo um vidro; atuando de fato como uma fachada ventilada. O grosso muro exterior, é construído com materiais que podem acumular calor pelo efeito de massa térmica como concreto, alvenaria, pedra, água. O muro está pintado de preto e orientado ao Norte, com aberturas na parte inferior e superior as quais podemos abrir e fechar a vontade.

Temos que salientar que o muro deve ser orientado ao Sul se a casa está no hemisfério Norte.