Pular para o conteúdo principal

Restaurante art nouveau em Viena





O que acham de jantar ou tomar um cafezinho acompanhado de deliciosas iguarias, num antigo e renomado restaurante vienense ? Localizado na Bognergassse 5, vai fazer seu aniversário 400 ! É um restaurante e loja de vinhos aberto ao público desde 1618; durante séculos foi escrita ali a história das delícias culinárias verdadeiramente vienenses. Estas delicatessen são para serem apreciadas com todos os sentidos, vejam as suas fantásticas cores, bem como os deliciosos cheiros e sabores ! 
Orgulhoso proprietário e diretor Peter Friese e sua irmã 




Em 1618, Johan Baptist Cameel adquiriu o edifício, abrindo assim uma loja de alimentos exóticos e especiarias, a qual chamou de "Zum Schwarzen Kameel", Ao Camelo Preto. Dois séculos depois, o estabelecimento foi assumido por Joseph Stiebitz, o pai fundador da família, continuando com este paraíso de vinhos nobres e especiarias perfumadas.Com seus luxuosos produtos o Schwarzen Kameel, foi nomeado Provedor da Corte Astro-Húngara em 1825, tornou-se um lugar de encontro dum grupo de nobres que podiam escapar da etiqueta rígida, sem ter que se misturar com os plebeus. Entre os fregueses famosos estava Ludwig van Beethoven ! Em 1901, a casa de Bognergasse 5 foi reconstruída e o interior foi redesenhado no estilo que conhecemos hoje, requintado Art Nouveau; o prédio vienense é dividido em restaurante, café e loja de vinhos e produtos alimentícios, no entanto um mundo de tesouros líquidos escondem-se em três antigas adegas, esperando serem descobertas e saboreadas.
Ps.: agora têm a possibilidade de registrar seu e-mail, acima da página, no link INSCREVER-SE, assim vão receber notificações de novas publicações.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Prédio eficiente em Lisboa

Em Lisboa, em 2006, foi construído o Solar Building XXI, este fantástico edifício pode ser considerado atualmente um prédio nZEB. Quer saber o que significa o acrônimo ? Pois nZEB  significa Nearly Zero Energy Buildings, refere aos edifícios com necessidades quase nulas de energia. O edifício foi construído no campus do LNEG, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com projeto dos arquitetos Pedro Cabrito e Isabel Diniz. Trata-se de um prédio energeticamente muito eficiente, com um desempenho energético 1/10 se comparado com um edifício padrão de escritórios; apela a uma combinação de técnicas de design passivo (como a correta orientação conforme o sol...) com tecnologias de energias renováveis, tais como painéis fotovoltaicos e coletores térmicos solares. No inverno para o aquecimento, a fachada principal tem um sistema fotovoltaico com recuperador de calor. No entanto no verão, o arrefecimento utiliza água fria fornecida por um sistema de tubos enterrados, bem como refrigeração …

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?