Pular para o conteúdo principal

maravilhosa Arquitetura de papelão





A arquitetura comercial é efêmera por natureza; face isso deve ser executada com materiais recicláveis como o papelão, um nobre material com infinitas possibilidades em estandes, vitrines, móveis, e até luminárias. O escritório CartonLab, integrado pelos arqs. Carlos Abadía Suanzes-Carpegna, Ignacio Bautista Ruiz e Pablo García Mora, de Murcia, Espanha; é uma história de superação e criatividade. Logo da crise imobiliária de 2008 até 2011, a construção caiu e o país se encheu da casas vazias; então os corajosos arquitetos se re-criaram totalmente e começaram em 2010 a construir brinquedos de papelão, até idealizar sua empresa CartonLab. Este empreendimento é coisa séria, tem o apoio da Enisa do Ministerio de Industria y Turismo de España; bem como do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional “Uma maneira de fazer Europa”.




O escritório se ocupa de um eco-desenho personalizado, criando e produzindo sob encomenda as idéias e projetos do cliente, elas viram em experiências 100% recicláveis, leves, resistentes, de fácil montagem e completamente customizáveis. Abordando o desenho de eventos, estandes e quiosques, expositores, vitrines, mobiliário, decoração, packaging, brinquedos para crianças. Conforme eles: “procuramos clientes que compartilhem nossa visão. Organizações otimistas, engajadas com o desenvolvimento social, econômico e, meio ambiental. Trabalhamos com empresas às quais aportamos valor com as nossas propostas, gerando sinergias benéficas para todos.”
Por sinal CartonLab são os criadores destes cabides ecológicos, 100 % recicláveis, fabricados com papelão 100% reciclado certificado FSC. Resistem um peso de 7 quilogramas, com diversos tamanhos, ótimos para calças.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Prédio eficiente em Lisboa

Em Lisboa, em 2006, foi construído o Solar Building XXI, este fantástico edifício pode ser considerado atualmente um prédio nZEB. Quer saber o que significa o acrônimo ? Pois nZEB  significa Nearly Zero Energy Buildings, refere aos edifícios com necessidades quase nulas de energia. O edifício foi construído no campus do LNEG, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com projeto dos arquitetos Pedro Cabrito e Isabel Diniz. Trata-se de um prédio energeticamente muito eficiente, com um desempenho energético 1/10 se comparado com um edifício padrão de escritórios; apela a uma combinação de técnicas de design passivo (como a correta orientação conforme o sol...) com tecnologias de energias renováveis, tais como painéis fotovoltaicos e coletores térmicos solares. No inverno para o aquecimento, a fachada principal tem um sistema fotovoltaico com recuperador de calor. No entanto no verão, o arrefecimento utiliza água fria fornecida por um sistema de tubos enterrados, bem como refrigeração …

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?