Pular para o conteúdo principal

Jardinzinhos suspensos em Treviso





Estes jardinzinhos suspensos em Treviso, na região do Veneto, norte da Itália, são uma metáfora dos jardins suspensos de Babilônia, só que aggiornados conforme a tecnologia do século XXI.

Atenção aos que moram em apartamentos sem varanda, gostariam de pendurar um pequeno jardim na fachada?  Este jardinzinho Green4all é uma estufa pré-fabricada e móvel, que pode ser aplicada às fachadas de edifícios nas aberturas existentes; com o objetivo de fornecer uma terra produtiva externa e, espalhar o verde, bem-estar e qualidade ambiental para os moradores da cidade, mas também para melhorar o desempenho energético da casa, atuando como um amortecedor térmico. O jardinzinho é construído com materiais reciclados; é alimentado com um painel fotovoltaico que produz energia elétrica também usada para fins domésticos; está ainda equipado com um sistema de coleta e reúso de água da chuva; outro para hidroponia e ainda um sistema de compostagem. Projetado flexível e modular, e disponível em versão simples é condominial.




O primeiro protótipo foi desenvolvido em 2015 e logo testado durante seis meses no acelerador de empresas H-Farm Company de Treviso, estando por começar a segunda fase de experimentação; foi finalista entre as dez startups que participaram do Klimahouse Startup Award 2017 em Bolzano. É bom lembrar que os telhados verdes, os muros vegetais e agora estes jardins suspensos -significa todo o verde que seja possível plantar nas nossas cidades-  ajudam muito na luta contra o efeito “ilha de calor”.E para isso é importante a educação na escola, bem como no seio familiar ensinado o amor pela terra.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Prédio eficiente em Lisboa

Em Lisboa, em 2006, foi construído o Solar Building XXI, este fantástico edifício pode ser considerado atualmente um prédio nZEB. Quer saber o que significa o acrônimo ? Pois nZEB  significa Nearly Zero Energy Buildings, refere aos edifícios com necessidades quase nulas de energia. O edifício foi construído no campus do LNEG, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com projeto dos arquitetos Pedro Cabrito e Isabel Diniz. Trata-se de um prédio energeticamente muito eficiente, com um desempenho energético 1/10 se comparado com um edifício padrão de escritórios; apela a uma combinação de técnicas de design passivo (como a correta orientação conforme o sol...) com tecnologias de energias renováveis, tais como painéis fotovoltaicos e coletores térmicos solares. No inverno para o aquecimento, a fachada principal tem um sistema fotovoltaico com recuperador de calor. No entanto no verão, o arrefecimento utiliza água fria fornecida por um sistema de tubos enterrados, bem como refrigeração …

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?