Pular para o conteúdo principal

Arquitetura do vinho no Uruguay (2)






Conforme a imagem, esta fantástica vinícola, está localizada em uma varanda natural de onde é possível enxergar a vasta extensão das ondulantes vinhas.

Os projetistas da obra, os arquitetos Bórmida & Yanzón, estão dedicados a uma arquitetura da paisagem, fazendo neste caso uma interpretação da terra de Garzón -no Uruguai- e, logo propondo uma arquitetura a partir dessa paisagem, úmida e rochosa. Os insumos para o projeto foram as grandes rocas naturais como elemento a preservar, sua particular floresta nativa e, as colinas cheias de morros arredondados e barrancos. Nestas depressões naturais da terra, temos três naves de fermentação para vinhos de diversas gamas; a bela paisagem se continua nos telhados verdes das edificações. 


Inusitado forro no restaurante


O projeto tem acessos diferenciados para as áreas de produção e de turismo; possuindo um restaurante para 120 pessoas, bar do vinho, loja de merchandising, sala de usos múltiplos e degustação de vinhos. Bodega Garzón é uma das maiores vinícolas do mundo com 15.240 m², um investimento de 85 milhões de dólares e, uma capacidade de produção de 2 milhões 200.000 litros. Construída na serra, até o 40% da energia consumida é eólica e fotovoltaica, de geração própria. Atenção amantes do vinho, sabiam que podem ter ali a sua própria adega para armazenamento de vinho? Fácil, se registrando no seu clube de membresia internacional de alto nível.  http://bodegagarzon.com/pt/adega/

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.