Pular para o conteúdo principal

Arquitetura do vinho no Uruguay (1)


Chianti na Toscana



Esta é a história de um casal descendente de italianos, produtores de vinho e, um escritório de arquitetos especializado em desenhar...vinícolas !

Todo começou em 1999 quando Alejandro Bulgheroni e sua esposa Bettina conheceram Garzón, eles vieram a sua “pequena Toscana no Uruguai”, aí entre olivedos e vinhedos começaram a idealizar seu sonho, a fantástica Bodega Garzón inaugurada em março do ano passado. Estes clientes comprometidos com o meio ambiente são os melhores para um arquiteto...sustentável. Começando com os vinhedos que refletem um compromisso com o meio ambiente e as práticas de agricultura orgânica; seguindo pela eficiência no uso da energia e da água; utilização de materiais locais de baixas emissões e gestão responsável dos resíduos na construção, coleta de águas de chuva, restauração da biodiversidade. A salientar que esta é a primeira vinícola do mundo que certifica completamente todo, desde os processos de elaboração até as instalações de hospitalidade e turismo com as Normas LEED (Leadership in Energy & Environmental Design). 





No entanto o escritório mendocino de arquitetos Bórmida & Yanzón, é único no mundo com a expertise de haver desenhado mais de 30 vinícolas como O. Fournier, Salentein, Vistalba, e ainda mais. 
Quer saber quais são os trunfos desta Bodega Garzón ? Amanhã vamos continuar a nossa visita, não percam!

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.