Pular para o conteúdo principal

Cidade inteligente em Tóquio





Gostariam de morar na Fujisawa Sustainable Smart Town, cidade inteligente em Tóquio ?

Foi inaugurada na periferia da cidade em 2014; o objetivo da cidade é melhorar a qualidade de vida dos moradores, através de diversas áreas verdes conforme o usuário (parque infantil, jardim botânico, pequena floresta), estruturas sociais para promover a integração da comunidade, centros de saúde e lazer, cobertura wi-fi total. Esta wi-fi serve para promover o diálogo com a Prefeitura, bem como o monitoramento em tempo real de energia, qualidade do ar e, a eficiência dos serviços.Trata-se dum empreendimento da empresa Panasonic, nascida como uma vitrine de tecnologia ecoeficiente, o Modelo Fujisawa, um modelo de desenvolvimento urbano sustentável. Está composta exclusivamente por habitação unifamiliar com energia zero, painéis solares e fotovoltaicos, sistemas de armazenamento de energia, automação residencial para o controle do consumo e gestão inteligente de energia, iluminação LED e envoltória exterior altamente isolante. Seu coração é a praça central, divida em 5 estruturas para difundir aos moradores e visitantes a informação sobre os serviços essenciais de uma cidade inteligente: energia, mobilidade urbana, segurança, saúde e convívio social. Ainda é completamente livre de carros convencionais; os moradores e visitantes vão usar uma frota de veículos elétricos, e uma rede de postos para carregamento solar de scooters, carros e bicicletas elétricas.

Vejam como entre estas 8 cidades inteligentes temos duas no Brasil, a verde Curitiba e a cidade maravilhosa: Rio de Janeiro. Ainda no Brasil se fazem coisas interessantes, na próxima vamos conhecer o Campus do Instituto Federal de Brasília.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.