Pular para o conteúdo principal

BCA SkyLab em Singapore (1)






Convite: quer visitar o primeiro laboratório rotativo tropical, de tecnologias para prédios energeticamente eficientes ? Isto é possível visitando o maravilhoso BCA SkyLab em Singapura, este mês do 11 até o 16. Falta uma semana !!

Singapura está localizada no Equador; este é o primeiro é mais moderno laboratório rotativo para os Trópicos, localizado no topo de um arranha-céu de 6 pavimentos, abriga uma área de cerca de 132 m². A instalação é capaz de testar uma ampla gama de tecnologias de eficiência energética, tais testes são potencialmente úteis para estudos em arrefecimento, iluminação e estratégias de sombreamento, estes são assuntos fundamentais para um país tropical como o Brasil. Uma característica única deste laboratório de pesquisa é seu sistema de plataforma rotativa. Isto permite o estudo do desempenho dos sistemas de construção, uso da energia na construção, bem como a mudança dos parâmetros ambientais interiores conforme a posição do sol. A importância da orientação solar já era conhecida por Sócrates no século IV a.C.  Este BCA SkyLab construído em pareceria com o California´s Lawrence Berkeley National Laboratory, surgiu para juntar a indústria e os pesquisadores em um espaço dedicado a compartilhar o conhecimento, bem como a demonstrar o desempenho das tecnologias testadas. Algumas tecnologias testadas são refrigeração com vigas de arrefecimento, iluminação com LED dirigida, iluminação natural, diversos tipos de fachadas com vidros Low-E e brises. 
Ainda a pergunta pareça óbvia, por que as tecnologias para prédios energeticamente eficientes deveriam ser testadas ?

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Earthship na Argentina (2)

A Earthship -navio terrestre- é uma casa auto-suficiente, capaz de produzir todo o necessário para a subsistência como eletricidade, água, climatização, e até alimentos. Só tem um detalhe...está construída com pneus, terra, vidro, latinhas, materiais salvados do aterro “sanitário”; face isso o idealizador delas Michael Reynolds  é conhecido como o Guerreiro dos Resíduos, Garbage Warrior. 




O desenho é balizado por seis critérios de desenho conforme a imagem acima: materiais de construção naturais e reciclados; energia elétrica solar e eólica; produção de alimentos; calefação e refrigeração geotérmica e solar; coleta das águas de chuva; tratamento do esgoto. Michael Reynolds vai ministrar seu curso teórico-prático construindo a segunda escola sustentável de América Latina em Mar Chiquita, província de Buenos Aires, acima o link de contato.

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?