Pular para o conteúdo principal

A Loja Vazia (orgulhosamente brasileira)




Fonte: CartonLAB
Eu tento levar adiante uma cruzada contra o hiperconsumismo, em prol de uma vida mais austera com “outros” valores espirituais. É possível com pequenos gestos lutar contra isso, só é questão de atitude, necessitamos uma profunda mudança cultural. Face isso o eco-desenho fornece uma visão sustentável e inovadora, que leva em conta os ciclos de vida dos produtos, materiais de fabricação e processos de produção. Achei esta Tienda Vacía, na Espanha, um empreendimento simplesmente maravilhoso, que orgulhosamente foi criado no Brasil !!  Mas como assim ?
Pois “La Tienda Vacía” é um novo conceito itinerante, participativo e inovador de doação de roupas de qualidade. Sua próxima temporada vai ser de 10 a 19 de abril no DC La Maquinista de Barcelona, seu objetivo é receber 1.000 kg de roupa de qualidade nesses dias. La Tienda funciona assim: o pessoal traz à loja as roupas que não usa; os voluntários as recebem e decoram a loja com as doações; no fim do dia o 100% das roupas é entregue à fundação Formació i Treball. A fundação transforma as roupas em peças-chave para dar formação e emprego às pessoas em risco de exclusão social. La Tienda Vacía é uma iniciativa conjunta da Asociación DALE e a fundação Formació i Treball, ONGs sem fins lucrativos que colaboraram para trazer desde o Brasil o conceito “A Loja Vazia”, criado em 2013 pela agência Loducca, a BR Malls e o Shopping Villalobos ! Só tem um detalhe importante, o modelo A Loja Vazia foi aprimorado na La Tienda Vacía, a empresa CartonLAB desenhou manequins e silhuetas de papelão, 400 cabides de papelão personalizados, que ainda foram usados como convites.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Esverdeando as nossas cidades

Podemos esverdear as nossas cidades plantando árvores tal e como fez Curitiba, a capital verde da América; ou ainda com telhados e muros vegetais, em ambos os casos estamos repondo o verde destruído com a extensão de avenidas e a construção de edificações. Mas por que é tão importante acrescentar o verde nas cidades? Pois favorece o sombreamento melhorando a qualidade do ar; aliás o verde ajuda na luta contra o fenômeno da “ilha de calor”, onde o concreto aparece como um grande armazenador de calor. Pelo processo de evapotranspiração as plantas usam a energia calórica para evaporar a água, com isso são capazes de esfriar os prédios no verão, num processo similar ao que acontece no corpo humano. De quebra estamos lutando contra o alagamento das ruas, onde a rede pública de esgoto não consegue dar conta das chuvaradas intensas; estamos assim retrasando a chegada das águas pluviais ao coletor municipal. Mas do que falamos quando pensamos num telhado verde ou vegetal? Um telhado verde é a…

Charges do Consumismo (2)

Além do consumismo próprio feminino e masculino -até os homens hão caído nessa- temos o consumismo das crianças e adolescentes...pago com o dinheiro dos pais. O pai da imagem diz “I paid”, eu paguei !  Os vilões desta história são os cartões de crédito que facilitam consumir primeiro e pagar depois...
A imagem mostra o estilo de vida adolescente:  “Jovens de entre 8 e 18 anos de idade nos EUA, gastam um quarto do seu tempo de mídia usando diversos meios de comunicação.  O  24% dos jovens de 12 até 18 anos na maioria das vezes usam outra mídia enquanto assistem TV”.  Isto último também o fazem os adultos !  Mas a boa notícia é que as mídias podem ser usadas também para semear a cultura do desapego, do Consumo Colaborativo. Depende de nós...é só atitude. 
Ps. não sou um dinossauro...rss  Uso o correio eletrônico, o celular e o desenho por computador; principalmente como maravilhosas ferramentas de otimização do trabalho...e também de comunicação.