Pular para o conteúdo principal

Mobilidade Sustentável (3)



Esta é a versão mais moderna do bonde, tal e como os que estão se instalando no Rio de Janeiro, batizados de VLT, Veículo Leve sobre Trilhos. A primeira fase está prevista para entrar em operação em abril deste ano, vai funcionar durante os Jogos Olímpicos com 18 estações. Cada trem terá capacidade para 420 passageiros e percorrerá o trajeto numa velocidade média de 15 km/h e tempo estimado de 30 minutos. Ele funcionará 24 horas, sete dias por semana. O projeto do VLT prevê, ainda, integração com ônibus urbano, BRT, trem, metrô e barca, utilizando o Bilhete Único. Fantástico !

Fonte: http://www.vltcarioca.com.br/
O VLT do Rio será um dos primeiros do mundo projetado totalmente sem catenárias (cabos para captar energia elétrica em fios suspensos). O abastecimento de energia será feito pelo sistema APS (alimentação pelo solo), que é uma espécie de terceiro trilho, já implantado com sucesso em diversas cidades européias. Na prática, trata-se de um sistema de alimentação de energia pelo solo combinado a um supercapacitor (uma fonte de energia embarcada).
O VLT é um veículo ecologicamente correto, pois utiliza um sistema próprio de geração de energia pelo solo para circular e não utiliza combustível fóssil, por isso não emite gases tóxicos. Outra característica é a presença de três mecanismos de freio: mecânico, motor e de emergência. Além disso, o VLT possui piso rebaixado, que garante uma melhor acessibilidade aos vagões e ar-condicionado de última geração, mantendo o clima interno entre 20° e 24°C. Os condutores do VLT serão profissionais altamente capacitados e treinados, com intuito de proporcionar a melhor experiência aos usuários, sempre destacando aspectos de segurança e serviço ao cliente.

Ps: com 35ºC ou ainda mais de temperatura exterior, esse clima interno de 20°C não estaria correto pois vamos ter um choque térmico ! O corpo humano não consegui absorver uma diferença de 15ºC. Conforme a literatura técnica a temperatura de conforto no verão pode ser 25ºC, conforme a estação e o clima local.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Prédio eficiente em Lisboa

Em Lisboa, em 2006, foi construído o Solar Building XXI, este fantástico edifício pode ser considerado atualmente um prédio nZEB. Quer saber o que significa o acrônimo ? Pois nZEB  significa Nearly Zero Energy Buildings, refere aos edifícios com necessidades quase nulas de energia. O edifício foi construído no campus do LNEG, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com projeto dos arquitetos Pedro Cabrito e Isabel Diniz. Trata-se de um prédio energeticamente muito eficiente, com um desempenho energético 1/10 se comparado com um edifício padrão de escritórios; apela a uma combinação de técnicas de design passivo (como a correta orientação conforme o sol...) com tecnologias de energias renováveis, tais como painéis fotovoltaicos e coletores térmicos solares. No inverno para o aquecimento, a fachada principal tem um sistema fotovoltaico com recuperador de calor. No entanto no verão, o arrefecimento utiliza água fria fornecida por um sistema de tubos enterrados, bem como refrigeração …

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?