Pular para o conteúdo principal

Solar Decathlon 2015 (2)




Este projeto do Stevens Institute of Technology, a Sure House, significa arquitetura SUstentável e REsiliente.  Ouvi alguma vez que o sucesso no trabalho -e na vida- vem logo de nos fazer as perguntas corretas. Neste caso a equipe de desenho começou com esta: como podemos desenhar uma casa com reduzido consumo energético e adaptada às mudanças mais extremas do clima?  A resposta foi esta casa de alto desempenho movida a energia solar; blindada contra condições meteorológicas extremas; capaz fornecer energia de emergência logo duma tempestade, todo numa bonita envoltória. Esta casa costeira de dois quartos permite dublar o espaço nos meses de verão usando os decks, entanto no interior temos uma planta flexível com ótima iluminação natural.

A Sure House consume até 90% menos energia do que uma típica casa; com uma envoltória exterior que não permite vazamentos de calor no inverno nem ganhos no verão. Acontece que ela segue o padrão Passivhaus. Vejam estas venezianas atuantes como brises para proteção solar, e ainda fechadas protegendo contra as tempestades. 

Estas venezianas protetoras levam painéis fotovoltaicos para gerar energia elétrica entanto estão abertas, aliás, temos um outro sistema fotovoltaico no telhado.   

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.