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o VLT do Rio de Janeiro





Fonte: http://www.vltcarioca.com.br/

O VLT do Rio será um dos primeiros do mundo projetado totalmente sem catenárias (cabos para captar energia elétrica em fios suspensos). O abastecimento de energia será feito pelo sistema APS (alimentação pelo solo), que é uma espécie de terceiro trilho, já implantado com sucesso em diversas cidades européias. Na prática, trata-se de um sistema de alimentação de energia pelo solo combinado a um supercapacitor (uma fonte de energia embarcada).
O VLT é um veículo ecologicamente correto, pois utiliza um sistema próprio de geração de energia pelo solo para circular e não utiliza combustível fóssil, por isso não emite gases tóxicos. Outra característica é a presença de três mecanismos de freio: mecânico, motor e de emergência. Além disso, o VLT possui piso rebaixado, que garante uma melhor acessibilidade aos vagões e ar-condicionado de última geração, mantendo o clima interno entre 20° e 24°c.
Os condutores do VLT serão profissionais altamente capacitados e treinados, com intuito de proporcionar a melhor experiência aos usuários, sempre destacando aspectos de segurança e serviço ao cliente.
As primeiras cinco unidades do VLT estão em fase de produção na França e a partir da transferência da tecnologia da fabricante para a Concessionária do VLT Carioca -imagem 1- todos os demais veículos serão produzidos no Brasil.

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