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o BRT, criado no Brasil (2)




O interessante é como o sucesso deste sistema de transporte público criado no Brasil, baseado em corredores exclusivos para ônibus, foi replicado em outras cidades do mundo todo, hoje temos perto de 83 cidades que implantaram (ou estão construindo) um sistema de transporte que eles chamam “o de Curitiba”. Por exemplo, a cidade Bogotá, na Colômbia, implantou o BRT TransMilenio, na imagem 1.   Na imagem 2 temos o BRT de Los Angeles, nos Estados Unidos. Já a imagem 3 é uma enquete de satisfação do usuário na Cidade do México, aí os passageiros deram nota de 7,8 em 10 pontos possíveis. 
No Brasil temos estes corredores para ônibus no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre. O sistema de transporte público de Curitiba, a Rede Integrada de Transporte (RIT) é baseada neste conceito do BRT. Abrangendo 81 quilômetros, onde circulam ônibus e veículos biarticulados que transportam cerca de 2 milhões de passageiros por dia. 
Trata-se dum sistema completo que compreende ônibus expressos que conectam os diversos terminais integrados; porém ao nível do bairro os terminais são servidos por ônibus alimentadores que transportam os moradores dos bairros próximos aos terminais. Uma terceira categoria ainda são os “ligeirinhos” que fornecem um rápido intercâmbio de passageiros entre terminais com poucas paradas intermediárias. Mas além do sucesso, o crescimento populacional de Curitiba aumentou a demanda de transporte e hoje temos alguns sinais de saturação no sistema. A seguir um vídeo do Rio de Janeiro sobre seu BRT.

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