Pular para o conteúdo principal

maravilhoso muro Trombe (2)





O muro Trombe se constrói sempre na fachada Norte, é o lado que recebe mais horas de sol no ano todo. Mas o interessante é que é uma velha invenção do século passado, como vemos na imagem 4, foi patenteado em 1881. Mas nos anos 60s foi totalmente desenvolvido como um elemento arquitetônico, pelo engenheiro francês Félix Trombe e arquiteto Jacques Michel. O muro esquenta de duas formas, a imediata por este processo de termo-sifão que vimos; e ainda de maneira retardada quando começar a liberar calor por irradiação nas últimas horas da tarde. O grosso muro o podemos construir de tijolo, pedra, concreto; admite inúmeras variações como o agregado de um ventilador na parte superior para melhorar sua eficiência. Também o emprego de janelas, como vemos na imagem 2.  Na imagem 1 temos estes belos barris azuis cheios de água, a qual tem uma grande capacidade de armazenar calor, para poder logo usá-lo na calefação de nossa casa. 
Como vemos na imagem 3, o nosso fantástico muro Trombe ainda é capaz de bombear ar fresco no verão, durante o dia, mesmo se não houver nenhuma brisa.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.