Pular para o conteúdo principal

RIO Resiliente (1)



Esta notícia tem três meses, mas pela sua importância vale a pena voltar sobre ela.

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5173167 

O prefeito Eduardo Paes lançou na manhã desta quinta-feira (22/01/2015) o programa Rio Resiliente, estratégia pioneira que aponta as principais orientações da cidade para enfrentar impactos e se adaptar a choques e estresses crônicos causados pelas mudanças climáticas e desafios urbanos. O Rio de Janeiro é a cidade que mais investe no tema no Brasil e a primeira no Hemisfério Sul a lançar um programa voltado para resiliência. Desde 2009, foram aplicados R$ 4,3 bilhões em ações nessa área.  Em cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, Paes citou alguns dos investimentos feitos na cidade para minimizar os riscos de fenômenos naturais. 
O ponto de partida do projeto foi a produção de um documento com a participação de mais de 100 funcionários de cerca de 40 órgãos municipais, com extenso diagnóstico sobre o atual cenário de resiliência do município. O material identificou os principais riscos relacionados com as alterações climáticas na cidade, como chuvas e ventos intensos, ondas de calor, elevação do nível do mar e dengue, além de outros tipos de situações que tenham potencial para modificar a normalidade da cidade.  
O Plano de Resiliência será construído de forma colaborativa e contará com a contribuição de outras esferas de governo, de parceiros privados, da sociedade civil e dos cariocas, além também de promover parcerias com as principais redes internacionais que discutem o tema.  

Ps. a matéria completa no link acima.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.