Pular para o conteúdo principal

O que é a Biomimética? (fim)





O interessante é a aplicação deste desenho biomimético à arquitetura de qualidade, neste caso sua forma, sua estética não dependem da fantasia ou vaidade “de artista” do arquiteto, senão de rações de eficiência e sustentabilidade. O biomimetismo produz economia de recursos e como está inspirado na mãe natureza não produz resíduos perigosos e depreda recursos, como sim faz o homem. O biomimetismo é sustentável !
Será possível ter cor sem processo de coloração e pigmentos? Pois isso é exatamente o que faz a borboleta Morpho, ela usa a luz incidente sobre suas assas para produzir esta bela cor azul, sem corantes e pigmentos. Ainda a estrutura da superfície das asas as torna repelentes à água. Na imagem 3 está muito bem descrito o processo para atingir o desenho biomimético. 
Enquanto ao curso de desenho biomimético em Veracruz, no México:
“Você esta querendo saber por que deveria se inscrever para o 9º Anual Workshop de Design Biomimético em julho, em Veracruz ? Ai vai comer tortillas quentes e frescas de milho no período da manhã, explorar cavernas, descobrir as borboletas Morpho em caminhadas, desafiamos você a ouvir histórias de viagem da aluna Adelheid Fischer sobre sua experiência com a oficina e não quer reservar um vôo imediatamente ! Para maiores detalhes e informações sobre a inscrição clicar no link.”
http://biomimicry.org/network-event/9th-annual-veracruz-biomimicry-design-workshop/ 

Feliz Páscoa de ressurreição !

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.