Pular para o conteúdo principal

Amazônia, pousada Cristalino Lodge (fim)



Fonte: http://cristalinolodge.com.br/pt/activities/observation-towers/

Que tal fazer observação de pássaros –bird watching, em inglês- e até de simpáticos macacos acima das torres do Cristalino Lodge?

A Vida Sobre a Copa das Árvores. A Amazônia é um bioma extremamente complexo que se apreende lentamente e pouco a pouco.
Cada rio tem a sua história, sua fauna e sua flora. Uma vez na Amazônia, essa complexidade se torna evidente. Existe uma enorme quantidade de espécies de árvores que se mesclam em alturas que variam de 25 a 45 metros, com emergentes crescendo ainda mais alto. Assim, observar a vida selvagem que habita o dossel ou parte superior da floresta é uma tarefa difícil para quem caminha pelo chão.

Avistando aves e macacos que habitam o dossel
Por esta razão, o Cristalino Lodge possui duas torres de observação com 50 metros cada, construídas de aço galvanizado e posicionadas em diferentes pontos da reserva. Ambas as torres são acessíveis por trilhas num ecossistema de Floresta de Terra Firme, com árvores bem estruturadas e muitas espécies emergentes.
As torres permitem observar todas as camadas da floresta, partindo do nível do solo até a parte superior da copa das árvores. A vista de cima é deslumbrante, especialmente durante o nascer e o pôr-do-sol. Do alto da torre, pode-se avistar aves como araras, periquitos, papagaios, saíras, cotingas entre outras. Além de macacos, como o macaco-aranha-de-cara-branca e o cuxiú-de-nariz-vermelho. A primeira torre foi implantada em 2000 com auxílio do Dr. Chip Haven, da Universidade Stanford, Estados Unidos. Já a segunda, recebeu o nome de Ted Parker em homenagem ao renomado ornitólogo que visitou o Cristalino Lodge na década de 1990.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.