Pular para o conteúdo principal

Masdar, sede da Siemens (fim)





A lajes do prédio da Siemens têm 4,500 m² cada, empregam um inovador sistema de pós-tensionado com luzes de 15 metros livres de colunas, isto reduz o uso de material num 60% e permite máxima flexibilidade para o layout dos escritórios. Estes escritórios flutuam sobre uma sombreada praça pública, que vemos na imagem 2. Olha que importante é isto no deserto quente! É uma rampa que conecta o pódio adjacente e a praça mais formal com a estação do Light Rail Transport. A praça foi concebida como uma extensão do espaço público existente, encorajando o movimento de pedestres ao coração do local. A natureza introvertida do terraço público compartilhado é reforçada por uma série de locais externos, lojas, e duas recepções totalmente envidraçadas. O edifício compreende nove átrios que vemos na imagem 3, eles fazem parte da estratégia de refrigeração do prédio e ainda é servido por seis núcleos perimetrais.
Um sistema de gestão de edifícios totalmente integrado de Siemens detecta automaticamente os ambientes ocupados e ajusta os níveis de iluminação e temperatura, reduzindo significativamente o consumo de recursos. O prédio também tem sistemas de segurança e alarme de incêndio e sistemas de supressão de gás. O interessante é como o edifício é a melhor propaganda para a empresa, toda vez que foram utilizados produtos da Siemens Building Technologies. Mas gostariam saber qual é o segredo deste fantástico prédio além da expertise dos arquitetos?  
Pois foi desenhado usando o BIM para atingir a eficiência energética, Building Information Modeling, é um tipo de desenho assistido por computador. Assim o edifício é 44% mais eficiente que o modelo energético de base da ASHRAE, American Society of Heating, Refrigerating, and Air-Conditioning Engineers. 

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.