Pular para o conteúdo principal

TIROL, bloco de apartamentos (1)




Que tal desfrutar da maravilhosa paisagem das montanhas nestes belos apartamentos de baixo consumo energético? 
Innsbruck a capital do Tirol, na Áustria, está localizada no vale do Inn. Na sua encosta montanhosa temos este complexo habitacional de Lohbach, projeto dos arquitetos Baumschlager & Eberle. São seis blocos de habitação que se dispõem defasados para garantir que o sol chegue ao fundo dos pátios. O bloco central com salas comuns e assistência medica é dedicado às pessoas idosas. Mas porque este fantástico loteamento é quase uma Passivhaus?
Neste condomínio Lohbach com 298 unidades habitacionais e 21.500 m², as suas características construtivas e o sistema de instalações técnicas permitem atingir um elevado conforto, mas com um consumo energético de só 20 kWh/m² por ano. Na Áustria as novas construções têm um consumo de 60-80 kWh/m² por ano; em nosso caso temos uma redução anual de 237 toneladas de CO². Ainda lembramos que aquelas Passivhaus têm um consumo de calefação menor a 15 kWh/m² por ano. 
Estas sacadas ao ar livre permitem belíssimas visuais em todas as direções, estão protegidas com estas fantásticas venezianas tipo camarão de quatro peças, de chapa de cobre metal pré-enferrujado. Entanto as janelas têm vidro triplo com duas câmaras de ar.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.