Pular para o conteúdo principal

Espanha, telhado verde em ônibus!



Fonte: http://ecotelhado.com/projeto-propoe-o-uso-de-telhado-verde-em-onibus-na-espanha/ 

Projeto propõe o uso de telhado verde em ônibus na Catalunha.
O biólogo e paisagista catalão Marc Grañén, criador do projeto Phyto Kinetic, conta ter recebido o maior impulso e as melhores idéias de seus filhos pequenos, que ao ouvirem o pai contar sobre um ônibus que carregava plantas, logo começaram a desenhar e dar idéias para o projeto. Além da problemática ecológica, o Phyto Kinetic parece responder muito bem às exigências técnicas. Toda irrigação, ou quase toda, é feita reaproveitando o sistema de refrigeração do automóvel. Por outro lado, nos meses frios, em que há redução do uso desse recurso, podem ser feitas regas manuais ocasionalmente. De toda maneira, muitas das espécies utilizadas são pouco exigentes nesse quesito.
O “cultivo”, por sua vez, é feito no sistema de hidroponia, o que reduz o peso do substrato e facilita a impermeabilização. Basicamente, são usados muitos dos recursos já disponíveis para os telhados verdes estáveis, mas a fixação das plantas é reforçada. Grañén, no entanto, adverte que o ônibus deve se adaptar às características climáticas e de vegetação dos locais em que são implementados, garantindo, assim, a biodiversidade e a baixa manutenção, em termos vegetais, do telhado.
Com relação ao peso do automóvel, o impacto é suficiente para reduzir a capacidade de transporte de passageiros em pé, retirando dele 1 pessoa por m². Dessa maneira, há também um pequeno deslocamento, para cima, do centro de gravidade do veículo, o que, conseqüentemente, implica a necessidade de redução da velocidade. Atualmente, o Phyto Kinetic circula como linha turística na Catalunha e vem sendo exibido em mostras e convenções sobre soluções ecológicas para o meio urbano. A aceitação foi tanta que os criadores estão em tratativas para implementar uma linha dentro da cidade de Barcelona com o telhado verde.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.