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Pontevedra, prêmio ONU-Habitat (3)





Esta saga de posts bem poderia se chamar de Lições de Pontevedra !   O primeiro vetor no modelo Pontevedra é ”ganhar espaço público”, a chave para atingir isso foi a pedonalização de amplos espaços e os limites impostos à abusiva presença do carro nos espaços públicos. Lembremos quanto espaço público -significa de todos nós- é perdido para alargar avenidas. Aliás, no centro das cidades os parques de estacionamento devem ser subterrâneos, o espaço da cidade é para o ser humano e suas atividades ! A pedonalização do Centro Histórico –imagem 2- foi a primeira ação logo continuada na maioria das ruas comerciais da cidade. Isto permitiu reduzir o 90 % do trânsito desnecessário no centro. Maravilha ! A velocidade máxima estabelecida são 30 km/hora, mais de dois terços dos deslocamentos se fazem a pé ou de bicicleta, a maior parte das crianças vão para a escola a pé, os moradores estão felizes. Não existem barreiras físicas para cadeirantes e carrinhos de bebê. Foi incentivada a mobilidade limpa e saudável, recuperando os espaços públicos para o gozo dos moradores numa cidade inclusiva, integradora, com diminuição das barreiras de classe social.  
No começo os comerciantes tinham receio com a pedonalização pelo efeito negativo que poderia ter sobre as vendas, porem agora estão contentes, temos a cada vez mais pessoas nas lojas, apesar da crise na Espanha. Pontevedra é uma cidade com vida na rua, e isso significa vendas. A pouco de sair o sol os passeios se enchem de pessoas; isso fala da segurança que existe, incluso pela noite como vemos na imagem 3.  Bem diferente é passear dentro de um shopping mas cuidado pela guarda privada. 
Ps. já sinto vontade de caminhar pelas ruas de Pontevedra e comer um sanduíche de gostoso presunto cru...rss

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