Pular para o conteúdo principal

Japão, à Venda Carro a Hidrogênio (1)





O que acham de dirigir um carro que ao invés de emitir pelo escapamento o poluente CO² emite só vapor de água ? Este Mirai do fabricante Toyota é um carro movido a hidrogênio, não é um carro conceito não, é um modelo comercial já à venda no Japão. Lançado em dezembro em breve vai começar a sua fabricação. Atenção investidores do Brasil pois cá temos uma oportunidade de negócio, a estratégia comercial do fabricante consiste em liberar grátis 5.680 patentes da tecnologia FCV, pois o sucesso só vai ser atingido se o carro se tornar popular com a baixa do preço. Com isso vai se acelerar o desenvolvimento de veículos menos poluentes. O sucesso do Mirai se baseia neste tripé, a tecnologia das pilhas de oxigênio FCV (Fuel Cell Vehicle) tem evoluído muito nestes últimos anos, agora estas pilhas são mais eficientes, sendo uma alternativa importante aos motores de combustão tradicionais. Os depósitos de hidrogênio são seguros, fundamental, pois se trata dum gás inflamável; claro que a gasolina também. O sucesso também depende da criação de uma rede de postos de gasolina onde recarregar o hidrogênio. 
Obs. tentei escrever sobre este assunto só um post curto, pois estamos no verão...mas não consegui, é impossível escrever sobre um assunto tão apaixonante em 10 linhas. O anuncio do fabricante diz: “a turning point from inside out”, significa o ponto de virada de dentro para fora; e sim talvez seja o ponto da virada da mobilidade humana, como foi o advento da internet para as comunicações.
O que é exatamente este dito cujo hidrogênio ? 

Ps. amanhã “o rei” Roberto Carlos se apresenta no Conrad Resort & Casino.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.