Pular para o conteúdo principal

Espanha, Economia Colaborativa (2)




Hoje está nublado...que chatice...mas estas três imagens que estou publicando agora me trouxeram a mesma alegria do sol !  
A economia colaborativa ou consumo colaborativo refere a compartilhar produtos o serviços, por exemplo um carro; uma casa para fazer turismo; angariar fundos com o chamado “crowfunding”. Pode incluir ou não o lucro; pode ser direto entre pessoas ou ainda com intervenção de portais intermediários como Google e Amazom. Conforme a revista Time é uma das 10 idéias que poderiam mudar o mundo; a economia colaborativa é complementar do capitalismo, são novas opções de consumo. Jeremy Rifkin fala que seria o terceiro sistema econômico: capitalismo, socialismo, economia colaborativa. Trata-se duma nova tendência econômica em desenvolvimento no México, Colômbia, Chile, Argentina. No Brasil também esta se desenvolvendo; no Facebook achei este site: Free Your Stuff Porto Alegre; FYS, literalmente: “liberte as suas coisas”. 
Cá temos o livro do Albert Cañigueral: “Vivir mejor com menos”.
http://www.consumocolaborativo.com/ 

Quer saber quais são as vantagens desta economia colaborativa ?

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.