Pular para o conteúdo principal

Arizona, Cedar Street Residence (fim)



Nesta encantadora Cedar Street Residence as funções diurnas e noturnas se desenvolvem em dois blocos diferentes encerrando um belo pátio; isto reduz à metade o uso de climatização. Em inglês HVAC, Heating, Ventilation, Air Conditioning. O pátio central com grama, árvores e plantas cria um microclima fresco, com a remoção do 75% da grama existente e a substituição por plantas de baixo consumo de água. Foram retirados 180 m² de pavimento de concreto e colocado pavimento drenante. Na imagem 1 o bloco direito abriga os locais de longa permanência como a cozinha, sala de jantar, estar, escritório dos arquitetos. Na fachada Sul dele o nosso fantástico beiral de policarbonato, na imagem 2, que protege no verão e no inverno, pois se trata duma edificação adaptada aos fatores climáticos. O policarbonato é um fantástico material opaco, bloqueia o sol e os raios UV, deixando passar a luz natural. De quebra é resistente, mas leve.



Acreditam vocês que esta maneira de orientar corretamente a casa já era conhecida por Sócrates no século IV A.C. !! Como vemos nas imagens 3 e 4. Só que com o advento do ar condicionado os arquitetos “esqueceram” estes conhecimentos. Entanto no bloco esquerdo da casa temos a funções noturnas, o dormitório do casal e os três dos filhos, junto com um playground para eles. Tudo isto na fachada da casa. A correta orientação permitiu a instalação de painéis solares para produzir água quente e eletricidade; foi reduzido para um 60% o consumo de eletricidade. Toda a iluminação artificial é LED e fluorescente; a iluminação noturna é regulada com células fotoelétricas.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.