Pular para o conteúdo principal

Arizona, Cedar Street Residence (1)




Este post também poderia se chamar de “Casa do Maravilhoso Beiral Dobrável”, pois este beiral camarão é simplesmente maravilhoso, uma lição de arquitetura. Outra lição refere à origem desta casa, toda vez que a habitação é um produto que deve ter valor de revenda, além de obra de arte, se é uma bela peça de arquitetura como neste caso. Gostaria colocar que as melhores casas são as construídas pelos arquitetos para uso próprio, para os que temos os olhos educados para isso é possível detectá-las caminhando pela rua. Face isso esta residência na Cedar Street localizada na cidade de Tempe, Arizona, nos Estados Unidos, é uma obra do 2010, dos arquitetos Matthew Salenger e Maria Salenger do Colab Studio. O casal executou a reabilitação deste detonado bangalô do ano 1954; trata se dum projeto eficiente e simples, flexível e transformável, com um grande pátio central e ajustado orçamento. Eles eram os proprietários desta casa na periferia de Tempe, na qual haviam já invertido dinheiro em melhoras. Mas o nascimento dum filho e a concretização dum escritório completo de arquitetura para uso próprio, faziam necessário mais investimentos. Mas a pergunta do milhão era: seria bom investir mais din din e logo ao vender a casa não conseguir recuperar esse dinheiro ? Quer saber como segue esta história ? 

Ps. Conforme as leis do mercado, a cada ano que passa os bens vão se desvalorizando um percentual “x”.  Acontece isso com os carros por exemplo; conheci um velinho que não trocava de carro, pois já sentia um carinho especial por ele. Era um verdadeiro calhambeque como cantava o Roberto Carlos.

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Prédio eficiente em Lisboa

Em Lisboa, em 2006, foi construído o Solar Building XXI, este fantástico edifício pode ser considerado atualmente um prédio nZEB. Quer saber o que significa o acrônimo ? Pois nZEB  significa Nearly Zero Energy Buildings, refere aos edifícios com necessidades quase nulas de energia. O edifício foi construído no campus do LNEG, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com projeto dos arquitetos Pedro Cabrito e Isabel Diniz. Trata-se de um prédio energeticamente muito eficiente, com um desempenho energético 1/10 se comparado com um edifício padrão de escritórios; apela a uma combinação de técnicas de design passivo (como a correta orientação conforme o sol...) com tecnologias de energias renováveis, tais como painéis fotovoltaicos e coletores térmicos solares. No inverno para o aquecimento, a fachada principal tem um sistema fotovoltaico com recuperador de calor. No entanto no verão, o arrefecimento utiliza água fria fornecida por um sistema de tubos enterrados, bem como refrigeração …

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?