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Moto elétrica Sudaca




Moto o bicicleta ? Pouco importa, o interessante é que se trata dum transporte elétrico criado por quatro estudantes de Desenho Industrial da Universidad de Buenos Aires. O que no começo foi um trabalho para a faculdade agora está virando um empreendimento, num mundo onde muitas pessoas preferem a segurança dum emprego, estes moços estão começando outra carreira, a de empreendedor. Parabéns ! Estes criadores da primeira moto elétrica argentina estão à procura de investidores para fabricá-la, a moto produzida em série vai custar em torno de 16.000 pesos argentinos, uns R$ 4.800. 
A moto Sudaca foi pensada para às pessoas que viajam ao redor de 20 quilômetros diários entre sua casa e o trabalho. O alvo foi criar uma moto feita à medida do corpo humano -ergonométrica- com dimensões que facilitem os deslocamentos nos reduzidos espaços da cidade. O resultado foi um produto compacto, com visual atrativo e com peso menor aos 80 kg. Pode atingir uma velocidade de 40 km/h, sua bateria se recarga em 6 horas com uma autonomia de 30 quilômetros.
Na imagem 3 vemos a e-bike, uma bicicleta elétrica fabricada em Manaus (AM) pela Dafro desenhada para percorrer pequenas distâncias. Construída em alumínio pesa só 28,8kg, cabe no porta-malas do carro pois é dobrável.  Vem equipada com bateria de lítio; com uma velocidade constante de 25 km/hora e pedaladas leves a autonomia pode ser de 50 km. Uma coisa importante para todos os produtos é que os fabricantes tenham previsões sobre sua correta disposição final, neste caso é fundamental para as baterias. As baterias tradicionais de chumbo são tóxicas para a saúde humana, a mesma coisa acontece com as de lítio, como as dos celulares. Não é possível enterrá-las nos aterros “sanitários” ou lixões ! Também no caso dos estudantes argentinos a disposição final deve ser ensinada na faculdade; faz anos que se fala em Análise do Ciclo de Vida dos produtos. 
Ps. gostaria ter retorno de outros modelos desenhados no Brasil, até em alguma universidade.

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