Pular para o conteúdo principal

Dinamarca, reciclagem é ótimo negócio (2)





O alvo do projeto foi transformar um antigo armazém industrial neste conjunto de atraentes apartamentos, entanto no exterior a antiga fachada foi completamente eliminada e substituída por uma nova, em base a vidro e alumínio cor bronze.Nesta época de apartamentos com ambientes apertados, adoreis estes cômodos com farta iluminação natural e amplos espaços, isso é qualidade de vida. Em São Paulo os lançamentos de um dormitório entre 2004 e 2012 representavam uma média de 8% do total. No ano passado essa média foi de 28 %.
Desde o pique os arquitetos tiveram a intenção de criar um complexo de habitação, uma mistura de diversos grupos de pessoas com diferentes idades, onde possam desfrutar juntas da vida. Neste tempo de extremo individualismo, este fantástico condomínio A-House aparece como um oásis de convivência social, nos propondo diversos tipos de habitação dirigidos a grupos etários diferentes, é um pouco o que se conhece como customização. Hoje temos o mercado imobiliário segmentado onde conforme o bairro de localização, é comum a construção de prédios com monoambientes dirigidos aos jovens, prédios com serviços para idosos, condomínios fechados com casas para famílias extensas. 
Um total de 13 torres sobre os núcleos das escadarias, convida aos moradores a permanecer ao ar livre; na cobertura de 4.000 m² com verde, montículos e decks, é possível desfrutar das visuais da cidade, do porto, e da paisagem da vizinhança. Mas falta ainda um pouco de vida, eu vejo uma carência de plantas, flores e árvores; mas o positivo é que há trabalho a fazer para um paisagista. Na imagem 4 outro belo exemplo de reciclagem, neste caso uma linha elevada de trem sem uso, a High Line em Manhattan, New York City; a qual virou parque público para ser usufruído pela cidade. 

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.