Pular para o conteúdo principal

Dinamarca, reciclagem é ótimo negócio (1)





Este prédio A-House do escritório Holgaard Arquitekter é um belo exemplo de reciclagem, nascido da reutilização dum armazém de 1960 no antigo porto industrial de Copenhague, na Dinamarca. As atividades portuárias mudaram muito com o uso do transporte por contêineres, no mundo ficaram muitos galpões sem uso. Então surge o custo-benefício, a maioria das vezes é um ótimo negócio reciclar esses prédios para outros usos ao invés de pensar na demolição. Acontece que ao fabricar um produto temos a energia embutida nele, é a empregada em tudo o processo de fabricação, ao demolir o prédio toda essa energia é jogada no lixo. A Tate Liverpool na Inglaterra -imagem 4- é outro fantástico exemplo de reciclagem, neste caso um antigo edifício virando em galeria de arte.
A-House é um complexo de 24.000 m² completado em 2010, oferece dez lojas e 200 apartamentos mobiliados com serviços de limpeza, lavanderia, café da manhã, fitness center. Os apartamentos podem se alugar por dia, por mês ou por ano. Atenção investidores e incorporadoras, em muitas cidades podem existir estes armazéns abandonados ótimos para construir algo semelhante. Mas em se tratando de galpões portuários são fundamentais as condições de segurança para os moradores...por exemplo os policiais londrinos não levam arma de fogo, eles têm sob controle a violência urbana e até a dos estádios de futebol. Mas este fantástico condomínio A-House também tem qualidade de vida, já vamos ver como...

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.