Pular para o conteúdo principal

LONDRES, Torre de Escritórios Inteligente (1)




Que tal almoçar a 180 metros de altura olhando a cidade, no centro financeiro de Londres ? O sonho é possível neste arrojado prédio de 40 andares do mestre Norman Foster, conhecido pelos londrinos como "the Gherkin", o pepino. 
No pavimento 40 temos um bar para os inquilinos e seus convidados que oferece uma visão de 360º da cidade, no andar 39 funcionam os restaurantes, e ainda no 38 há salões privativos para jantar. Não foi possível colocar a casa de máquinas do elevador no topo, como é comum nos prédios, pois foi necessário abrir espaço para o bar. Face isso o elevador chega só até o pavimento 34, logo se continua por uma escada de mármore e outro elevador leve até o barzinho.
Falando em prédios inteligentes, é comum em edifícios existentes ou ainda novos usar a automação para equalizar os consumos de energia e iluminação; mas também é possível criar um prédio inteligente usando para isso o mesmo desenho ! E aliás agregar estas automações. Este é o caso do nosso audacioso “pepino” hoje tornado num ícone de Londres, ganhador em 2004 do prêmio Stirling do Royal Institute of British Architects.
O prédio usa a metade de energia que uma torre similar do mesmo porte e uso. Mas como assim ?

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.