Pular para o conteúdo principal

Coletando Água de Chuva (1)





Neste mundo de hoje a água é um bem precioso, por isso não podemos desperdiçar a água de chuva, muito pelo contrário devemos coletá-la. Podemos, e devemos, aproveitá-la para fins não potáveis como Água de Serviço para ser usada no lavado de roupa e faxinas domésticas, descarga do vaso sanitário, irrigar o jardim, e ainda mais.
Neste sistema da ECOhabitat por gravidade (imagem 2) a água de chuva bruta entra ao filtro (imagem 3) pela parte superior onde é detida e começa a descer pelas cascatinhas, ali se dá uma limpeza preliminar que tira a sujeira mais grossa. Após disso a água passa por uma malha de 0,25 mm que tira a sujeira fina; então a água filtrada final vai para a cisterna (reservatório) embaixo do telhado, dali desce por gravidade para ser usada na casa. Entanto a sujeira com um pouco de água vai para a galeria pluvial ou o esgoto.
Algumas dicas para garantir a qualidade da água de chuva coletada, são a correta instalação da cisterna e a manutenção preventiva, consiste em 2 a 4 vistorias anuais do filtro. Não se deve fazer a interligação deste sistema com a rede pública de abastecimento de água. Os reservatórios e os pontos de uso da água de chuva devem ser identificados com símbolos e cores advertindo: “ÁGUA NÃO POTÁVEL”, separando o uso da água potável da não potável.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.