Pular para o conteúdo principal

Rocky Mountain Institute: bananas & neve (1)




Vamos ver algo maravilhoso: será possível plantar bananas neste local onde podemos ter até 40 ºC negativos e cai a neve? Esta é a sede central do Rocky Mountain Institute em Old Snowmass Valley no Colorado nos Estados Unidos, ali já tem bananeira ! Ë um prédio de 1984 com 372 m² de habitação e escritórios construído pelo físico Dr Amory Lovins. 
Na luta contra o frio do inverno, temos duas estratégias: diminuir as perdas de calor no prédio e coletar a energia solar, pois ela é também calor! A redução das perdas é atingida com o super-isolamento térmico dos muros exteriores, de 40 cm de espessura ! Estes muros são formados por duas paredes de tijolo de 15 cm, revestidas a cada uma por pedra local, com uma técnica usada pelo mestre Frank Lloyd Wright. Entre as duas paredes há 10 cm de espuma de poliuretano. Esta edificação é muito boa para a serra gaúcha e para o frio de Bagé; ambas duas no Rio Grande do Sul. 
Este RMI tem sua fachada norte enterrada para não perder calor. A laje do piso é de concreto armado de 10 cm de espessura, e tem isolamento ao redor das profundas fundações perimetrais. Os muros e os pisos estão sobre-desenhados para permitir uma margem de segurança nos dias nublados, atuando como armazenadores de calor pela manhã e liberando-o ao ambiente pela tardinha. Outro isolamento é o telhado verde o qual é suportado por uma pesada estrutura de vigas de carvalho de 30 x 40 cm, sobre as quais apóiam vigas de 15 x 30 cm. Por cima temos um entabuado macho-fêmea de cedro, após uma barreira de vapor de náilon, logo isolamento de poliuretano, brita e finalmente a capa de terra com vegetais.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.