Pular para o conteúdo principal

Posto de Gasolina Verde ? (2)




A idéia que o cliente, a BP Corporation, passou para os arquitetos foi que além da sua óbvia função de vender produtos e serviços derivados do petróleo, o posto Helios House fora concebido como um “laboratório de aprendizado”, para promover a educação e estimular o diálogo e a discussão sobre o tema da gestão ambiental. Na imagem 1 o nosso posto, projeto do escritório Office dA. Mas temos cá não só beleza senão inteligência, pois foram empregadas luminárias eficientes, e ainda o teto de painéis triangulares foi desenhado para refletir a iluminação, com o que o consumo de eletricidade é 16% menor se comparado a um posto convencional. E de quebra um importante elemento de marketing, pois quantos motoristas enxergando esta fantástica visão noturna, podem sentir se atraídos a carregar gasolina neste posto ?  Com certeza por deformação profissional eu agiria assim...rss.    Os arquitetos do Office dA, falam da rica história da arquitetura dos postos de gasolina nos Estados Unidos, mas salientando agora as questões ambientais. Vejam como um encargo de arquitetura tão funcional, ainda pode virar numa maravilhosa obra de arte, se desenhado por espertos arquitetos... Este posto Helios House foi terminado em 2007. Nas imagens 2 e 3 temos este outro dos anos 40s, chamado de Conoco, em Shamrock, com seu visual Art Decó, visto pela noite e com a luz natural. Por sinal adoro o Art Decó...e o Art Nouveau também. O nosso Helios House com seus 975 m², é o primeiro posto de gasolina que atingiu o a certificação LEED.
Mas como assim ?

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.