Pular para o conteúdo principal

Reciclando Têxtil na França (2)




Desde o pique o alvo fundamental dos arquitetos projetistas do condomínio Cité Manifeste, foi atingir uma moradia de qualidade com esta habitação social, ainda com o enxuto orçamento disponível. Com grana abundante em princípio pareceria bem mais fácil conseguir isto; mas o diferencial dos bons arquitetos é isso, com poucos recursos atingir patamares de excelência; mas isso não o consegui qualquer um...Estes arquitetos Anne Lacaton & Jean-Philippe Vassal são conhecidos pelo estilo minimalista e até rústico que desenvolvem.  Eles criaram uma “simples, eficiente e econômica envoltória exterior e estrutura, que nos permitiu definir um volume e área de piso máxima, com surpreendentes e contrastados espaços.” O térreo do prédio é construído com concreto armado e pé direito maior a 3 metros, as fachadas tem grandes vidrados, os quais se podem abrir num 50%. Isto é ótimo para a ventilação cruzada pois estes apartamentos atingem toda a profundidade do prédio duma ponta à outra.  Face isso o reúso inédito destes prédios têxteis, trouxe a possibilidade de amplas varandas ou jardins de inverno, muito bem iluminados nestes céus freqüentemente nublados de Mulhouse. Estes jardins de inverno são estufas de aço galvanizado com cobertura de chapas de policarbonato transparente; nas imagens 2 e 3 vemos o sistema de toldos retrátil, é um achado ! Ainda com esta surpreendente solução os arquitetos asseguram que foi atingido um eficiente controle de temperatura e conforto.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.