Pular para o conteúdo principal

Construindo com Palha (2)




Este prédio é o Solar Living Center na Califórnia de aproximadamente 460 m², do escritório Van der Ryn Architects. Faz parte da Real Goods Trading Co. uma organização non-profit dos Estados Unidos, das mais importantes fornecedores de energias renováveis, uso eficiente de energia e água, e produtos amigáveis com o meio ambiente. O Instituto oferece cursos avançados de energias renováveis, construção e desenho sustentável, estilo de vida ecológico. O prédio quase dispensa a calefação e ar-condicionado graças às estratégias solares passivas. Mas quais são essas estratégias? Pois no inverno o sol penetra profundamente no prédio (imagem 1). No verão os largos beirais fornecem proteção solar, com fontes de água e pérgulas com parreira (2 e 3) que atuam como proteção complementar. O maravilhoso é que como estas estratégias bioclimáticas, asseguram uma temperatura interior constante de 22 ºC a 26 ºC sem ar-condicionado nos dias mais quentes. A estrutura do Instituto é de colunas de concreto que suportam vigas de madeira laminada curvas, com muros traseiros e laterais construídos com fardos de palha de arroz. Os muros ainda receberam um reboco gunearth, é terra jateada melhorada com cimento . Outra coisa fantástica é que na Califórnia a palha de arroz é um resíduo que se queima !  Assim estamos poupando as emissões atmosféricas da queima e ainda há uma graninha para os granjeiros locais. E como vocês já imaginaram, o prédio tem uma planta fotovoltaica de 10 kW; e uma planta eólica de 3 kW. Com isto estão cobertas as necessidades totais de energia do Instituto, o excedente é vendido à empresa fornecedora de eletricidade.   http://www.solarliving.org/index.php 

Ps. quais serão as vantagens da construção com fardos de palha ?

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.