Pular para o conteúdo principal

Escola Flutuante em Makoko (fim)




Retomando o assunto do lixo que nos mostra “certa” mídia...impossível não dizer nada do linchamento do jogador de futebol Luiz Suarez, feito pela Fifa com a cumplicidade da mídia inglesa. Esta Fifa que está sendo investigada por corrupção, não tem condições morais para aparecer como a vigilante da moral no futebol.  Eu li até os comentários do Fred sobre a sanção excessiva para o jogador uruguaio. Às vezes acho que o mundo está em decadência, como a decadência do império romano. Mas se a mídia dá lixo para os internautas é porque isso vende; se existe o Big Brother é porque há um público consumidor; e porque o pessoal perdeu a vergonha e gosta de exibir sua intimidade nas redes sociais.  É necessário dizer que existem outros acontecimentos mas sadios moralmente, fatos bons onde aparecem os melhores sentimentos do Homem, com maiúsculo. Por exemplo, estes dias conheci o belo trabalho duma Advogada e Administradora de Empresas de Santa Cruz de la Sierra na Bolívia, ela tem seu projeto sem fins de lucro, o “Casas com Botellas” focado na construção de casas com garrafas PET para pessoal pobre. Trata-se de Ingrid Vaca Diez, ela não é arquiteta mas tem sucesso com suas casas.   www.casasconbotellas.com 

Para encerrar, eu vejo a possibilidade dos habitantes de Makoko na Nigéria, de se reunir nestas Escolas Flutuantes para discutir, planejar e conversar sobre a vida na sua comunidade, como a oportunidade de criar espírito cívico e democracia, de ser autênticos e me perdoem a ingenuidade, de lutar contra o mundo de frivolidade de certa mídia. Pois claro que existe outra mídia valiosa e capaz de entreter, educar e ainda transmitir Valores Humanos. Vou confessar sem absolutamente nenhuma vergonha, eu assisti muitas vezes ao adorável castelo Rá-Tim-Bum na TV Cultura, e claro a outros excelentes programas jornalísticos.   
Ps. amanhã vamos começar uma saga de heróis “verdes”, aguardo vocês.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.