Pular para o conteúdo principal

Eficiente Casa Solar Alemã (fim)




O importante é que esta Casa Solar Alemã é sim um protótipo, mas não é uma casa conceito, não é como esses carros conceito que não se podem construir com as tecnologias atuais. Conforme Hannes Guddat da equipe de alunos do Solar Decathlon e membro do grupo de Eficiência Energética na Construção da Universidade Técnica de Darmstadt: “No Solar Decathlon temos que vender a casa às pessoas que chegam ao Mall no Washington D.C....O desenho tem que funcionar a todos os níveis. Não se trata simplesmente duma casa experimental, não é só desempenho, e além disso a casa não é uma nave espacial. Tem que ser uma boa casa”. Os clientes padrão desta casa podem ser proprietários privados em lotes de terreno, inquilinos, e ainda aqueles que desejem utilizar a estrutura como uma casa móvel. O projeto da casa está baseado em duas premissas, o desenho passivo (bioclimático) e a energia solar ativa. Olhando alguns números do consumo da casa, ela só necessita 15 kWh por m² por ano para calefação; entanto a média duma casa convencional na Alemanha são 200, e uma nova casa 60. A casa foi exposta pela vez primeira no 2007 em Washington D.C., logo foi exposta em diversos lugares da Alemanha, finalmente voltou ao seu lar a Universidade Técnica de Darmstadt. Durante os próximos anos vai ser avaliado seu desempenho energético, pois é utilizada como laboratório vivo e planta de energia solar.

Na próximo encontro vamos visitar algumas residências do genial Frank Lloyd Wright em Oak Park, um elegante subúrbio de Chicago.  Na imagem 1, neste site anunciam tours de visitação pelas suas arquiteturas.

Ps. Com muito orgulho vou compartilhar com vocês que sou colunista do prestigioso portal Anual Design, fazendo parte dum time de pesos pesados em comunicação; com matérias inéditas não publicadas no meu blog.  Boa leitura !
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Earthship na Argentina (2)

A Earthship -navio terrestre- é uma casa auto-suficiente, capaz de produzir todo o necessário para a subsistência como eletricidade, água, climatização, e até alimentos. Só tem um detalhe...está construída com pneus, terra, vidro, latinhas, materiais salvados do aterro “sanitário”; face isso o idealizador delas Michael Reynolds  é conhecido como o Guerreiro dos Resíduos, Garbage Warrior. 




O desenho é balizado por seis critérios de desenho conforme a imagem acima: materiais de construção naturais e reciclados; energia elétrica solar e eólica; produção de alimentos; calefação e refrigeração geotérmica e solar; coleta das águas de chuva; tratamento do esgoto. Michael Reynolds vai ministrar seu curso teórico-prático construindo a segunda escola sustentável de América Latina em Mar Chiquita, província de Buenos Aires, acima o link de contato.

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?