Pular para o conteúdo principal

Eficiente Casa Solar Alemã (2)




Esta “Casa Protótipo Ano 2015-fabricada na Alemanha” está inspirada na simplicidade da arquitetura tradicional japonesa, é uma elegante caixa de carvalho que utiliza sua forma, planta e seção para obter eletricidade, ar, luz e vistas. Na parte inferior da planta temos uma varanda (imagem 2) orientada ao Sul com clarabóia fotovoltaica, a varanda atua também como amortecedor térmico das intempéries. Acima desta planta de 74 m² temos o nosso bento Norte o qual NUNCA deve faltar nas plantas dos arquitetos ! Visualmente o que mais chama a atenção da casa é o fechamento feito destas venezianas solares de pequenas lâminas fotovoltaicas, a casa é pura poesia... pois as “ripas” fotovoltaicas ajustam seu ângulo de inclinação de forma automática para manter uma exposição solar ótima para gerar eletricidade, permitir a iluminação natural e o controle solar. As ripas cobrem as fachadas Sul, Leste e Oeste; o desenho bioclimático inclui também paredes, pavimento e telhado com grande isolamento térmico. A engenhosa estrutura da casa está organizada como a pele duma cebola, feita de diversas capas, com um núcleo úmido de cozinha e banheiro, os quais são ampliáveis. A capa exterior são estas venezianas fotovoltaicas. A segunda capa do fechamento é feita de paredes isoladas ao vácuo nas fachadas Leste e Oeste. Vidros quádruplos de alto desempenho na fachada Norte, são 4 vidros e 3 câmaras de ar. Entanto temos vidros triplos na fachada Sul.  Ainda temos a terceira capa interior composta por paredes translúcidas ajustáveis que fecham o núcleo de serviços no módulo cozinha-banheiro. No total na casa foram empregados três tipos diferentes de sistemas fotovoltaicos.

Ps. Com muito orgulho vou compartilhar com vocês que sou colunista do prestigioso portal Anual Design, fazendo parte dum time de pesos pesados em comunicação; com matérias inéditas não publicadas no meu blog.  Boa leitura !
http://www.anualdesign.com.br/blog/5895/os-jardins-suspensos-em-beijing









Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.