Pular para o conteúdo principal

Vida Rural no Rancho Avis 1



Será possível combinar o progresso material com o respeito ao meio ambiente ? Acontece que muitas vezes o desenvolvimento -o progresso espiritual é bem outra coisa- se faz a custa do meio ambiente, como na China onde se queima carvão, então os chineses vivem melhor e até compram carro 0 K mas a custo de envenenar o ar ! E claro também os danos ao meio ambiente se podem avaliar com a pegada ecológica. Os prejuízos ambientais se contabilizam também em milhões de dólares como passivo ambiental. Esta Avis Ranch Residence que apresento é localizada nesta idílica paisagem de Montana, nos Estados Unidos; o estado tem uma política de atrair novos moradores, mas o problema é como vai perdendo seu caráter rural devido às agressões arquitetônicas -por sinal produzidas por incorporadoras e arquitetos- que afetam seu frágil e ainda intacta paisagem. Em Montana não há consenso sobre como resolver seus complexos problemas de urbanização. Os novos residentes erguem seus grandes prédios modernos no cume dos morros, longe das estradas. As construções rurais históricas comumente estão em ruínas, às vezes são restauradas mas para serem vendidas e levadas a outro local como atração turística. Mas graças a Deus o cliente, um californiano que emendou diversos terrenos em um só de 7.000 hectares, procurou o escritório Fernau & Hartman Architects. Ele encomendou uma casa confortável para sua família e as visitas, bem como os prédios complementares para trabalhar sua fazenda. Os três pilares deste fantástico projeto foram a atenção ao detalhe; um mínimo impacto ambiental; uma sabia mistura de atualização e sensibilidade pelo caráter e a história das construções.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.