Pular para o conteúdo principal

Casa Caracol na Finlândia 1



Esta fantástica casa não parece de madeira...mas é de madeira ! Tradicionalmente estas casas estão associadas a formas cúbicas com telhados inclinados, que as vemos até nos desenhos das crianças. As formas cúbicas produzem uma sensação de solidez, ao invés disso esta casa aparece para nós com uma forma dinâmica, a idéia de movimento...  Neste caso trata-se duma habitação sob forma de caracol, é a casa Kotilo na Finlândia, com  237 m² construídos num lote de terreno de 300 m².  O carro chefe dela casa é o uso inovador da madeira, um material muito ecológico desde que seja madeira certificada de origem, significa de florestas com manejo sustentável. A madeira é um material nobre que ainda oferece infinitas possibilidades de desenho além das convencionais casas de telhados inclinados, a casa Kotilo é um excelente exemplo disso. Na Finlândia a madeira nativa é o material tradicional de construção, faz parte do patrimônio do país onde é empregada em cabanas até igrejas do século XVIII. Neste caso a sensibilidade dos arquitetos do escritório Olavi Koponen Architects vai mais além do uso inédito da madeira, pois eles estão nos propondo soluções a nosso grave problema da mudança climática. Mas sabiam vocês que se trata duma casa pré-fabricada apesar de sua forma incomum ? Ela está construída com uma estrutura de aço apoiada em colunas leves e 180 painéis pré-fabricados de madeira que fazem parte dos muros, dos pavimentos e do telhado. Vejam na imagem que se trata duma casa ensolarada e como a madeira aporta calidez aos ambientes.
Embutida entre a Suécia e a Rússia, a Finlândia é um país muito frio, como será o isolamento térmico desta maravilhosa casa ?

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.