Pular para o conteúdo principal

Refúgio Romântico à Beira do Lago 2



Eu achei muito bacana a historia deste bangalô de só um quarto, o cliente é um casal com quatro filhos adultos, ele o encarregou -por sinal fica a 45 metros da casa principal- para fugir do continuo fluxo de visitas da sua casa, e assim poder desfrutar do pôr-do-sol desde a cama. Maravilhosa a capacidade da arquitetura de fornecer cenários para a felicidade do homem...e da mulher...rss 
E surge a pergunta seguinte: bioclimaticamente a casa funciona a contento ?
Três dos muros são vidrados de piso ao teto, toda a casa está embrulhada numa casca de ripas de cedro que não receberam nenhum tratamento. A masca de cedro foi caprichosamente desenhada para filtrar a luz permitindo desfrutar as visuais do lago desde a fachada Oeste, logo a casca vai virando mais fechada, produzindo o efeito final duma casa de costas à casa familiar, protegendo assim a intimidade dos ocupantes. As portas e aberturas de madeira de cedro têm vidro duplo com câmara de ar, entanto o pavimento, o telhado e os muros têm um bom isolamento térmico.  No inverno a casa é esquentada com uma lareira a lenha; no verão a masca de ripas atua como proteção solar, entanto as brisas do lago fazem ventilação cruzada entre as fachadas Norte e Sul. No interior os acabamentos são simples, as paredes, pavimentos, teto, a cama e os armários embutidos estão construídos de madeira compensada. revestida com imitação bétula. E espiritualmente o bangalô funciona ótimo...os satisfeitos clientes utilizam a cabana o ano todo !

Boa Páscoa a todos!
No próximo encontro vamos visitar uma casa de pedra na Suíça.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.