Pular para o conteúdo principal

Quartier, bairro sustentável 1



Que tal morar num bairro no meio do verde e pensado para os pedestres e o convívio dos moradores ? Ao invés de outras cidades onde as ruas são ampliadas em benefício do carro entanto o verde vai sumindo. Com certeza este é um estilo de vida sadio. Esta é a uma prova mais que ser sustentável é negócio ao contrário do que alguns arquitetos e incorporadores imobiliários não conseguem enxergar. Além de considerações éticas e de saúde, como não vai ser negócio cuidar do nosso planeta ? Por enquanto o único habitável que temos !
O desenho deste bairro Quartier (bairro em francês) é do pai da Curitiba moderna, o arquiteto Jaime Lerner; Prefeito de Curitiba por três vezes e mais duas Governador do estado de Paraná. Na primeira prefeitura do Lerner havia só meio metro quadrado de área verde por habitante, logo das suas prefeituras uma meia é 52 metros quadrados. Os prédios vão ter a certificação LEED a qual vai ser atingida pela gestão eficiente da energia, água, e resíduos; a redução das emissões de gases efeito estufa; priorizando um estilo de vida saudável e o convívio social. Na imagem o Parque Quartier uma grande área verde de 10 hectares com decks, trilhas, ciclovias, academia ao ar livre, quadras poliesportivas e playgrounds.  O projeto também contempla um grande hotel, um prédio de escritórios, e um hipermercado na Rua João Jacob Bainy, na imagem 2.
Gostariam saber onde está localizado deste maravilhoso bairro ?

Ps. um convite a experimentar as diversas formas de ver o blog, na barra preta acima tem diversa opções sobre a aparência dele. Eu uso o formato “Revista”, mas há outras que são boas até para procurar posts antigos.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.