Pular para o conteúdo principal

Desenho Biofílico 2



Existem múltiplas e documentadas razões -com diversos e sérios estudos no mundo todo- para o retorno do homem à natureza, há evidências dos benefícios para a saúde física e mental humana do contacto com ela. Quem de vocês não experimentou o processo de semear uma flor num vaso, os cuidados com ela, ver dia-a-dia como ela vai crescendo, desfrutar suas cores e perfumes, a maravilhosa sensação de participar da vida ?  Estes benefícios na saúde estão refletidos também na melhora do aprendizado nos alunos dos centros de ensino; o aumento da produtividade dos funcionários nas empresas; e o processo de cura mais rápido nos pacientes dos hospitais. Mas esta re-conexão à natureza pode -aliás deve- ser incorporada a todo tipo de prédios e instalações, no fundo estamos fornecendo uma sensação de bem-estar gente ! Estes benefícios mensuráveis são os que impulsionaram aos arquitetos e seus clientes a adotar os postulados do Desenho Biofílico. Concretizando o assunto, será possível trazer a natureza dentro duma fábrica ? Pois parece que sim, as imagens são da fábrica Ferrari em Maranello, na Itália; um projeto do arquiteto Marco Vizcondes. Claro que também há verde plantado entre os diversos pavilhões. A salientar que o metro quadrado da fábrica tem um custo facilmente mensurável, são os lucros da produção anual em Euros dividido entre os metros quadrados de fábrica. Assim a Ferrari achou que era uma ótima idéia com bom custo-benefício se isso acrescentar a produtividade dos funzionários.
Para refletir: será que esta proximidade com a natureza é sempre sustentável ?
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.