Pular para o conteúdo principal

Califórnia, residência Riviera 1



Vou começar pelo final nesta maravilhosa residência Riviera...acreditam que muitas vezes faço isso quando leio livros ? Todos os cômodos têm fantásticas visuais à paisagem das montanhas e o oceano com uma maravilhosa iluminação natural no dia todo; não é só uma questão de poupança energética senão de conforto psíquico, de prazer visual.  Os dormitórios e o banheiro principal estão orientados ao oceano, entanto a cozinha está olhando às montanhas destacando a conexão da casa com a natureza. Imaginam vocês tomando um delicioso banho “banhados” pela luz do sol e enxergando o maravilhoso oceano ? Uma delicia !! Muitas vezes estamos costumados a banheiros pequenos e mal iluminados...com luz artificial. Este banheiro é quase uma sala para desfrutar...para ficar nele até lendo alguma coisa. Podem rir mas eu tenho muitas boas idéias no banheiro, até quando escovo os dentes...rsss  Mas onde fica este aconchegante palácio ? Este monumental castelo está construído num lote de terreno típico de Santa Bárbara na Califórnia -hoje é a entrega dos prêmios Oscar- no local conhecido como “A Riviera”. É localizado no topo dum morro, este terreno de conto de fadas tem uma visual de 270º sobre o Oceano Pacifico, a um espetacular cânion e as montanhas de Santa Inés. Quais são as características sustentáveis desta residência ?
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Melbourne, prédio de madeira

Que colorido apartamento !  Só tem um detalhe... ao invés de ter estrutura de concreto armado ou ainda de aço, como é corriqueiro, tem estrutura de madeira !! Mas de uma madeira especial, se trata de madeira laminada cruzada CLT cross-laminated timber.  Foi erguido com apenas 4 carpinteiros e um guindaste para posicionar e fixar os painéis CLT no lugar. O cubo de plástico preto à direita da imagem (4) é um banheiro pré-fabricado, feito em Brisbane.  Este é o prédio Forté em Melbourne, na Austrália; são 10 andares com 23 apartamentos e 32 metros de altura.
A madeira além da calidez dos seus veios aparentes é um material sustentável. Mas como assim ?  Pois a produção de uma tonelada de cimento gera 1,12 toneladas de carbono, entanto a produção de aço gera 1,5 toneladas; no processo ambos dois passam pelo forno.   É o que se denomina de energia embutida, significa a energia gasta em produzir um material ou componente construtivo. Pelo contrário as árvores produzem oxigênio e são capazes d…