Pular para o conteúdo principal

Alemanha, Salão de Cabeleireiro 2


Ambos módulos têm uma capa de isolamento térmico de 200 milímetros, todas as portas e janelas são de vidro duplo; tudo isso garante que não haja perdas de calor no inverno. Mas também temos os ganhos solares passivos pois as caixas aproveitam o calor do sol que perpassa os vidros, na imagem vemos a fachada Sul vidrada que se abre à cobertura; a calefação ainda se completa com uma estufa a lenha de alta performance. E no verão ? No verão se abrem as aberturas das fachadas opostas para que entre a brisa, é a famosa ventilação cruzada.
O projeto é uma demonstração de como é possível ocupar com arquiteturas audaciosas alguns espaços não aproveitados nas cidades, dispensando a demolição e a ocupação dos terrenos virgens. Esta estratégia de aproveitar as coberturas nas cidades deveria ser ensinada nas faculdades de arquitetura e replicada; todo com o intuito de evitar a expansão sem controle na periferia. Esta expansão desgovernada das cidades como uma mancha de óleo é chamada de “sprawl” em inglês; acontece quando as Prefeituras não têm um Plano Diretor para planejar o crescimento da cidade. Isto é fundamental pois a expansão duma cidade obriga a maiores despesas para levar serviços de água e esgoto, eletricidade, linhas de ônibus, lojas, saúde e educação. Como acredita o arquiteto Jaime Lerner pai da Curitiba moderna, a cidade econômica é uma cidade compacta. Finalmente é um projeto respeitador das fachadas existentes agregando um traço de arquitetura moderna, numa feliz convivência de correta arquitetura dos anos 60s com a arquitetura contemporânea. É um projeto original, econômico, eficiente. A obra é uma pérola rara !

Ps. na próxima vamos conhecer uma história de amor na casa do vento, num paraíso para surfistas no Havaí.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paris, reciclando uma estação de trem

Atenção aos que tem planos de viajar a Paris, que tal visitar La REcyclerie? Um inusitado lugar onde é possível comer ou tomar uma bebida no café-cantina, visitar e cuidar da granja urbana, e dar uma vasculhada na oficina de consertos; de fato o local atua como uma verdadeira praça de convívio, algo muito bom para lutar contra a violência urbana atual. Mas como assim? La REcyclerie é um lugar ma-ra-vi-lho-so funcionando nas instalações duma antiga estação de trem desativada em Paris; abriga duas empresas, uma de catering para administrar o bar-cantina e  uma associação de animação para gerenciar as atividades pedagógicas e culturais (Les Amis Recycleurs). Estas duas entidades permitem que os empregados sejam contratados, através de um acordo coletivo que corresponda às suas respectivas necessidades. A associação Os Amigos Recicladores é responsável pela animação e programação da oficina e da granja urbana. O objetivo do projeto é promover o “uso” ao invés da “propriedade” das coisas, …

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Charges do Consumismo (2)

Além do consumismo próprio feminino e masculino -até os homens hão caído nessa- temos o consumismo das crianças e adolescentes...pago com o dinheiro dos pais. O pai da imagem diz “I paid”, eu paguei !  Os vilões desta história são os cartões de crédito que facilitam consumir primeiro e pagar depois...
A imagem mostra o estilo de vida adolescente:  “Jovens de entre 8 e 18 anos de idade nos EUA, gastam um quarto do seu tempo de mídia usando diversos meios de comunicação.  O  24% dos jovens de 12 até 18 anos na maioria das vezes usam outra mídia enquanto assistem TV”.  Isto último também o fazem os adultos !  Mas a boa notícia é que as mídias podem ser usadas também para semear a cultura do desapego, do Consumo Colaborativo. Depende de nós...é só atitude. 
Ps. não sou um dinossauro...rss  Uso o correio eletrônico, o celular e o desenho por computador; principalmente como maravilhosas ferramentas de otimização do trabalho...e também de comunicação.