Pular para o conteúdo principal

Viagem a Cingapura 2




No passado se dizia que a Cingapura, cidade-estado, era um deserto cultural, porém a hoje conhecida como a Suíza da Ásia está virando um vetor cultural que atrai a milhares de visitantes em procura das suas maravilhas culinárias, shopping e diversão. A imagem 1 é dum cartaz do festival de cinema em Vancouver, com filmes feitos em Cingapura. Nestes últimos anos a cidade se apresenta também como a capital culinária da Ásia; a comida singapurense é lendária, existem os animados “hawker centres”, são férias de comidas, na imagem 2. E ainda temos os cafés abertos as 24 horas. Para o público feminino que gosta da moda e adora comprar roupa fashion, as boutiques da Cingapura não tem nada que invejar às do Soho em Nova York ou Le Marais em Paris. A jóia das boutiques singapurenses está escondida no coração do bairro islâmico Haji Town, numa pitoresca ruazinha favorita entre os jovens locais, onde se exibem as fachadas de lojinhas independentes, boutiques exclusivas, e cafés de moda.
A nova geração de jovens singapurenses e imigrantes está colocando a Cingapura no mapa noturno da balada; porém ainda é um pais conservador, algumas restrições vão se mitigando; mas uma noite custa caro pois o álcool é caro. Talvez seja melhor que custe caro, atuando de fato como um controle social. Na Suécia por exemplo os bares têm que fechar à meia noite, se quer álcool tem que comprar com antecedência no supermercado. Para o viageiro ousado e amante da música uma opção pode ser o bar Crazy Elephant, é um espaço para que os artistas emergentes apresentem sua música a um publico jovem disposto a curtir a noite. Também há a disposição do público pianos, baterias, guitarras e microfones. Ótimo !
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paris, reciclando uma estação de trem

Atenção aos que tem planos de viajar a Paris, que tal visitar La REcyclerie? Um inusitado lugar onde é possível comer ou tomar uma bebida no café-cantina, visitar e cuidar da granja urbana, e dar uma vasculhada na oficina de consertos; de fato o local atua como uma verdadeira praça de convívio, algo muito bom para lutar contra a violência urbana atual. Mas como assim? La REcyclerie é um lugar ma-ra-vi-lho-so funcionando nas instalações duma antiga estação de trem desativada em Paris; abriga duas empresas, uma de catering para administrar o bar-cantina e  uma associação de animação para gerenciar as atividades pedagógicas e culturais (Les Amis Recycleurs). Estas duas entidades permitem que os empregados sejam contratados, através de um acordo coletivo que corresponda às suas respectivas necessidades. A associação Os Amigos Recicladores é responsável pela animação e programação da oficina e da granja urbana. O objetivo do projeto é promover o “uso” ao invés da “propriedade” das coisas, …

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Charges do Consumismo (2)

Além do consumismo próprio feminino e masculino -até os homens hão caído nessa- temos o consumismo das crianças e adolescentes...pago com o dinheiro dos pais. O pai da imagem diz “I paid”, eu paguei !  Os vilões desta história são os cartões de crédito que facilitam consumir primeiro e pagar depois...
A imagem mostra o estilo de vida adolescente:  “Jovens de entre 8 e 18 anos de idade nos EUA, gastam um quarto do seu tempo de mídia usando diversos meios de comunicação.  O  24% dos jovens de 12 até 18 anos na maioria das vezes usam outra mídia enquanto assistem TV”.  Isto último também o fazem os adultos !  Mas a boa notícia é que as mídias podem ser usadas também para semear a cultura do desapego, do Consumo Colaborativo. Depende de nós...é só atitude. 
Ps. não sou um dinossauro...rss  Uso o correio eletrônico, o celular e o desenho por computador; principalmente como maravilhosas ferramentas de otimização do trabalho...e também de comunicação.