Pular para o conteúdo principal

Catástrofes & Responsabilidade 3


As catástrofes climáticas são a maneira de nos avisar que o homem está agindo mal com a natureza, são como as dores que aparecem no corpo, sintomas de que temos que ir ao doutor...agora o problema com a medicina ortodoxa é que ela receita remédios, mas muitas vezes não vai às causas profundas, muitas vezes psicossomáticas dos problemas, num enfoque mecanicista, para alguns doutores não há pacientes senão doenças. Mas existe a grande corrente de medicina alternativa, seja chinesa, acupuntura, homeopatia...Ante este panorama vemos que há duas posições, os otimistas que negam a mudança climática e acreditam que a tecnologia magicamente vai nos salvar; e nas antípodas os pessimistas que vem o rápido o fim do mundo, o Armageddon.
Talvez o melhor seja uma posição “otimista mas responsável”, tendo em mente aquilo de “pense globalmente mas atue localmente”. Em consequência recuse sacolinhas de plástico e leve sua própria sacola de tecido; instale painéis solares e torneiras de alto desempenho; troque suas aberturas por outras de alta performance ainda sejam mais caras que as comuns. Use lâmpadas de baixo consumo ou Led, custam mais caras que as incandescentes, mas duram milhares de horas e poupam energia; no seu jardim coloque pisos drenantes que permitem escoar a água; no telhado faça um telhado verde. Para ir ao trabalho compartilhe seu carro com colegas, use o eficiente transporte publico se existe, vai de bicicleta, use as bicicletas grátis que muitas Prefeituras botam à disposição dos cidadãos.
Fique engajado cuidando o nosso planeta, seja sustentável !
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Prédio eficiente em Lisboa

Em Lisboa, em 2006, foi construído o Solar Building XXI, este fantástico edifício pode ser considerado atualmente um prédio nZEB. Quer saber o que significa o acrônimo ? Pois nZEB  significa Nearly Zero Energy Buildings, refere aos edifícios com necessidades quase nulas de energia. O edifício foi construído no campus do LNEG, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com projeto dos arquitetos Pedro Cabrito e Isabel Diniz. Trata-se de um prédio energeticamente muito eficiente, com um desempenho energético 1/10 se comparado com um edifício padrão de escritórios; apela a uma combinação de técnicas de design passivo (como a correta orientação conforme o sol...) com tecnologias de energias renováveis, tais como painéis fotovoltaicos e coletores térmicos solares. No inverno para o aquecimento, a fachada principal tem um sistema fotovoltaico com recuperador de calor. No entanto no verão, o arrefecimento utiliza água fria fornecida por um sistema de tubos enterrados, bem como refrigeração …

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?