Pular para o conteúdo principal

Catástrofes & Responsabilidade 2


Enquanto ao carro, como qualquer máquina, a situação atual é que o carro vai perdendo valor com o passo dos anos, de certa maneira você é obrigado a trocar por outro modelo mais novo para não perder dinheiro. Mas sei de outros caras -meus heróis- que sentem carinho pelo seu carro, ele vai ficando “fora de moda” mas o cara não o vende. Este é um carro clássico, um estilo vintage, um belo Chevrolet Bel Air do 1956; claro seu motorão gasta muito, perdão “consume” muita gasolina, mas os caras que gostam dos carros clássicos chamam-se de colecionistas, os tem na garagem, os cuidam com carinho e paixão, não os usam para sair à rua. Os carros os podem ver em exposições ou ainda correndo rally. Alguns de vocês podem lembrar como na Suécia dos anos 70s móveis e geladeiras -ainda bons para serem usados- eram jogados na rua para que alguém os levara. Estas idéias sobre o hiper-consumismo deveriam ser ensinadas já na escola, mas não é mole pois a escola deve competir com a mídia, sempre passando para nós a mensagem de que comprando tal relógio ou perfume, vamos a ser felizes ou até a conquistar belas mulheres...
Os cientistas e os planejadores admitem que o nível do mar vai subir; face isso os britânicos estão desenhando planos para deslocar as povoações litorâneas. Mas “casualmente” sempre aparecem outras pessoas ou até “cientistas” que não acreditam na mudança climática; tal e como alguns doutores que asseguram que não há provas suficientes de que o cigarro é um causador do câncer. Acabei de ler numa revista que o doutor britânico Sir Richard Doll ex-fumante por sinal, já em 1954 confirmou a relação entre o cigarro e o câncer. Mas acreditam que seu governo lhe proibiu publicar suas conclusões com o argumento que iam a assustar a população ?
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paris, reciclando uma estação de trem

Atenção aos que tem planos de viajar a Paris, que tal visitar La REcyclerie? Um inusitado lugar onde é possível comer ou tomar uma bebida no café-cantina, visitar e cuidar da granja urbana, e dar uma vasculhada na oficina de consertos; de fato o local atua como uma verdadeira praça de convívio, algo muito bom para lutar contra a violência urbana atual. Mas como assim? La REcyclerie é um lugar ma-ra-vi-lho-so funcionando nas instalações duma antiga estação de trem desativada em Paris; abriga duas empresas, uma de catering para administrar o bar-cantina e  uma associação de animação para gerenciar as atividades pedagógicas e culturais (Les Amis Recycleurs). Estas duas entidades permitem que os empregados sejam contratados, através de um acordo coletivo que corresponda às suas respectivas necessidades. A associação Os Amigos Recicladores é responsável pela animação e programação da oficina e da granja urbana. O objetivo do projeto é promover o “uso” ao invés da “propriedade” das coisas, …

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Charges do Consumismo (2)

Além do consumismo próprio feminino e masculino -até os homens hão caído nessa- temos o consumismo das crianças e adolescentes...pago com o dinheiro dos pais. O pai da imagem diz “I paid”, eu paguei !  Os vilões desta história são os cartões de crédito que facilitam consumir primeiro e pagar depois...
A imagem mostra o estilo de vida adolescente:  “Jovens de entre 8 e 18 anos de idade nos EUA, gastam um quarto do seu tempo de mídia usando diversos meios de comunicação.  O  24% dos jovens de 12 até 18 anos na maioria das vezes usam outra mídia enquanto assistem TV”.  Isto último também o fazem os adultos !  Mas a boa notícia é que as mídias podem ser usadas também para semear a cultura do desapego, do Consumo Colaborativo. Depende de nós...é só atitude. 
Ps. não sou um dinossauro...rss  Uso o correio eletrônico, o celular e o desenho por computador; principalmente como maravilhosas ferramentas de otimização do trabalho...e também de comunicação.