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Ciclovia SkyCycle em Londres



Que tal construir ciclovias aéreas aproveitando os trilhos dos trens que entram e saem da cidade ? Estou falando do projeto SkyCycle do escritório Foster + Partners para transformar as ferrovias de Londres em ciclovias, aproveitando o espaço acima delas. Partindo do fato de que é difícil combinar os interesses dos ciclistas e motoristas, parece sensata a idéia das ciclovias, é uma segregação dos carros e das bicicletas, com o alvo de proteger aos ciclistas. O espaço em Londres é um bem escasso, assim o projeto é uma criativa solução para acrescentar espaço numa cidade congestionada. O projeto SkyCycle tem 220 quilômetros e vai fornecer transporte para mais de seis milhões de ciclistas, os habitantes teriam acesso ao sistema através de 200 pontos conectados à ciclovia com rampas e plataformas hidráulicas. A proposta é uma parceria do Foster + Partners com a Exterior Architecture e a consultora em transporte Space Syntax. O projeto já tem a aprovação da Network Rail e o Transport for London. Na atualidade a equipe de desenho está angariando fundos para o estudo de viabilidade dum tramo de 6,5 quilômetros desde Stratford até a estação de Liverpool Street; as previsões de custos são de 220 milhões de Libras Esterlinas. A má noticia é que se aprovado o sistema Skycycle vai demorar 20 anos em estar operativo.

Neste link temos outra visão do sistema SkyCycle, trata-se duma visão negativa sobre sua viabilidade. Sinceramente não concordo com algumas colocações dela; e nem com a última onde diz que o projeto é uma operação de marketing para que o Norman Foster tenha seu nome nos holofotes. O arquiteto Foster não precisa disso pois já tem seu ganhado prestigio e muito encargos de projetos, de urbanismo e de arquitetura. Podemos lembrar que entre outros muitos projetos seu escritório é o autor do masterplan da cidade Masdar nos Emiratos Árabes Unidos. http://vadebike.org/2012/09/skycycle-londres-ciclovia-aerea-inviavel 




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