Pular para o conteúdo principal

Cabana Snee-Oosh, Washington 2




A fantástica estrutura desta cabana Snee-Oosh é formada com oito estacas de concreto armado, de cuidadosa localização para proteger os abetos de 30 metros de altura. Sobre elas está apoiado um esqueleto de aço aparafusado sob forma de “V” invertida. O esqueleto recebe vigas de madeira e ainda duas treliças feitas de vigas de madeira laminada, com contraventamentos de aço para enrijecer a estrutura, conforme a imagem. Permitam me dizer que esta estrutura é poesia mesmo !  A cabana parece um boné gigante apoiado sobre o terreno, com certeza os arquitetos tiraram inspiração das tendas dos índios, chamadas de tipi. Todo o conjunto estrutural foi cuidadosamente desenhado, isso inclui o cálculo, a prefabricação e a montagem no local como se fosse um puzzle.  A tendência moderna na construção é a prefabricação para diminuir o entulho e o desperdício de material.
Nesta casa temos o térreo como uma espécie de acampamento, abrigado com uma pele de vidro que dilui os limites com a floresta. Isto é possível pois todas as cargas estruturais são resistidas pelo esqueleto de aço que as leva às estacas. Sobre a estrutura de aço vai apoiada uma “barriga”, é o andar superior com dois dormitórios e um loft, estes são energeticamente eficientes pelo seu isolamento térmico e também pelo providenciado pelo telhado. O telhado sobre-dimensionado é feito de painéis estruturais Hardie ® de 20 centímetros de espessura de poliestireno expandido entre duas capas de madeira aglomerada.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.