Pular para o conteúdo principal

Escola sustentável em Washington, DC (fim)


Quaker é o nome de vários grupos religiosos, com origem comum num movimento protestante britânico do século XVII; o Movimento Quaker foi criado em 1652 pelo inglês George Fox, pretendeu ser a restauração da fé cristã original. No mundo pode haver uns 360.000 quakers, eles rejeitam qualquer organização clerical, vivem no recolhimento, na pureza moral e na prática ativa do pacifismo, da solidariedade e da filantropia. Neste mundo pósmoderno fala-se muito na liberdade do homem, mas acontece que a liberdades deve ir acompanhada de responsabilidade, responsabilidade para com o próximo e com o meio ambiente, senão acontece que o mundo vira um vale-tudo como nos dias de hoje, com o relaxamento dos costumes, o egoísmo da gente e o hiperconsumismo. Tenho minhas dúvidas se o homem está capacitado para viver em liberdade...eu nasci quando o Elvis gravava seu primeiro disco e sou filho do lendário Festival de Woodstock...Mas também existem pessoas preocupadas pelo meio ambiente, moços que trabalham e estudam, gente que trabalha no que gosta e faz do trabalho um VALOR na sua vida, esses são meus heróis.
Mas voltando à nossa Sidwell Friends Middle School trata-se dum prédio do 2005-2006, a construção existente com 3112 m²  foi reformada e alem disso foram agregados outros 3623 m² de nova construção. O custo total da obra foi de 21,5 milhões de dólares. Foi a primeira escola nos Estados Unidos em receber a certificação LEED platina (Liderança em Energia e Desenho Ambiental), o patamar mais alto dentro da LEED.

Ps. a segunda-feira vamos conhecer um belo exemplo de envoltória inteligente para prédios, o SmartWrap™, deste mesmo escritório de arquitetos Kieran Tiemberlake; por sinal é o mesmo daquela casa Loblolly que há pouco visitamos.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.